2001 Travel

Foto do Visto Schengen
Visto Schengen

Desde 21 de dezembro de 2007, viajar pela Europa está mais descomplicado. Nesse dia, o conhecido Acordo Schengen (espaço europeu de livre circulação) foi ampliado com a incorporação de Malta e de 8 países do leste europeu (Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Checa, Eslováquia, Hungria e Eslovênia), tornando-se o espaço com 24 membros e aproximadamente 400 milhões de pessoas. Até 20 de dezembro, os países integrantes eram Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Suécia.

Além das possibilidades de circulação, existe uma nota política especial nessa ampliação. Esses 8 países do leste europeu, incorporados à União Européia em 1º de maio de 2004, rompem simbolicamente o último vestígio da "Cortina de Ferro", que caracterizou o período da guerra fria nessas últimas décadas.

Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos países europeus integrantes do espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias.

A isenção de visto não exime os turistas brasileiros do cumprimento de algumas formalidades de entrada no espaço Schengen, a saber:

1. passaporte com validade superior a 6 meses;
2. bilhete de viagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias;
3. comprovante de alojamento;
4. seguro de saúde;
5. comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada (normalmente o equivalente a 50 euros diários mais um montante fixo – dependendo do país – pelo ingresso no território).

Fica a critério das autoridades fronteiriças de cada país a exigência do cumprimento dessas formalidades. Aos estrangeiros que não cumprem os requisitos acima referidos, pode ser recusada/dificultada a entrada no espaço Schengen.

Embora as regras-base acima mencionadas sejam comuns a todos os países integrantes do espaço Schengen, as regras de obrigatoriedade de comprovante de alojamento, de seguro-saúde e de meios financeiros variam de país para país.

Todos os países do Espaço Schengen, com exceção de Suíça, Noruega e Islândia são membros da União Européia. Entretanto, dois membros da União, Irlanda e Reino Unido, optaram por permanecer fora desse espaço de livre circulação.

Fonte Internet: Aduaneiras (Sem Fronteiras, 15/01/08)

Aviso importante:
Sempre consultar as regras vigentes do momento, porque elas são passíveis de mudança sem prévio aviso!


Contato


VoltarVoltar para a página anterior.